Navegação lenta no Google Chrome? Experimente desativar esta função

Navegação lenta no Google Chrome? Experimente desativar esta função

O Google Chrome é um dos navegadores mais usados na internet, e como tal espera-se que o navegador tenha também um bom desempenho durante a navegação pela Internet.

No entanto, isso nem sempre é o caso. E apesar de os sites terem vindo a ficar também mais “pesados”, por vezes o problema pode não estar nos sites e na publicidade, mas sim no próprio navegador.

Ao longo dos tempos a Google tem vindo a focar-se bastante em fornecer funcionalidades de privacidade e segurança com o Chrome, e uma dessas funcionalidades é o DNS seguro.

Esta funcionalidade usa o navegador para encriptar todos os pedidos DNS feitos pelo menos aos servidores – quando os servidores DNS da operadora ou que estejam configurados no seu sistema suportem também este protocolo (DNS-over-HTTPS).

No entanto, apesar de esta funcionalidade garantir mais privacidade e segurança para os utilizadores, se está a verificar problemas como o carregamento lento de algumas páginas, ou atraso em geral dos pedidos de carregamento de sites feitos pelo Chrome, talvez seja boa ideia testar esta dica.

A funcionalidade encontra-se ativa por padrão em todas as novas instalações do Google Chrome, mas se está a verificar problemas no carregamento de alguns sites, teste desativar a mesma durante algum tempo.

Para tal basta seguir estes passos:

1- Aceda ao Menu do Chrome > Definições.

chrome definições

2- Dentro das Definições do navegador, aceda à zona “Privacidade e segurança” e entre em “Segurança”.

definições do chrome em segurança

3- Dentro deste menu, na zona “Avançadas” deverá verificar a opção “Utilizar o DNS seguro”. Certifique-se que o mesmo está desativado.

desativar dns seguro chrome

Feito isto, reinicie o navegador na totalidade e experimente navegar por algumas páginas. É possível que os problemas de lentidão ou falhas de carregamento que se encontrava a verificar estejam resolvidos, e esta poderia ser a causa dos mesmos.

É importante sublinhar que o DNS-over-HTTPS é uma funcionalidade importante, e que sem dúvida garante mais privacidade e segurança sobre os pedidos DNS feitos pelos utilizadores, evitando que os mesmos sejam vistos por terceiros. Apesar de ser uma funcionalidade útil, por vezes pode levar a alguns problemas caso os servidores DNS não estejam a responder corretamente ou por problemas diversos – como alguns softwares de segurança.