Google irá deixar de vender histórico de pesquisa dos utilizadores para publicidade

Google pesquisa em computador

A Google possui a reputação de não ser uma das melhores empresas no que respeita a respeitar a privacidade, e com o seu motor de pesquisa isso não é diferente. A plataforma usa as pesquisas dos utilizadores como forma de recolher informação sobre os mesmos, que posteriormente é usada para a apresentação de publicidade direcionada.

Este é o motivo pelo qual ao se pesquisar por um determinado produto no Google, provavelmente deverá ter começado a ver anúncios sobre o mesmo noutros sites e em publicidade pela Internet. No entanto, isso irá agora mudar.

A Google revelou que vai deixar de analisar o histórico de pesquisas dos utilizadores e de utilizar o mesmo para efeitos de publicidade direcionada. Segundo a empresa, esta medida irá ser aplicada tendo em conta a crescente preocupação dos utilizadores na Internet sobre a sua privacidade.

A empresa sublinha ainda que “72% das pessoas sentem que quase tudo o que fazem online está a ser monitorizado por anunciantes, empresas de tecnologia ou outras empresas e 81% dizem que os riscos potenciais que enfrentam devido aos dados recolhidos superam os benefícios, segundo o estudo da Pew Research Center. Se a publicidade digital não evoluir para responder às crescentes preocupações das pessoas com a sua privacidade e como a sua identidade pessoal está a ser usada colocamos em risco o futuro da web gratuita e aberta.”

Depois de também o Google Chrome ter começado a bloquear os cookies de terceiros, usados para monitorizar as atividades dos utilizadores online, a Google agora revela que não irá implementar nenhuma medida alternativa para identificar os utilizadores e monitorizar as suas atividades durante a navegação.

Em alternativa, a empresa refere que irá adotar métodos mais seguros e privados para manter as suas funcionalidades de publicidade relevantes para os utilizadores, ao mesmo tempo que mantêm a privacidade dos mesmos online. Um dos exemplos consiste no uso da API do FLoC, algo que a empresa tem vindo a estudar para implementar nas suas plataforma e fornecer uma experiência mais privada para os utilizadores, enquanto se mantêm a privacidade dos mesmos.