Bug no iPhone pode bloquear Wi-Fi ao aceder a rede com nome estranho

Apple iPhone rede wi-fi danificada

De tempos a tempos descobre-se falhas sobre o iOS que podem levar a problemas graves para os utilizadores, e hoje veio a confirmar-se mais um exemplo disso – sobretudo para quem use redes sem fios, o que certamente deverá ser toda a gente com um iPhone.

O investigador Carl Schou revelou ter descoberto uma falha que afeta todos os iPhones atualmente no mercado, e que pode levar a que o dispositivo deixe de conseguir aceder a redes sem fios.

O problema encontra-se relacionado com o nome da rede wi-fi. O investigador revelou ter descoberto que, quando o iOS se tenta ligar a redes sem fios com um determinado nome, o dispositivo simplesmente bloqueia por alguns segundos e o sistema de wi-fi aparenta, neste ponto, encontrar-se danificado.

Quando os utilizadores tentam aceder a uma rede com este nome, deverão verificar que o iPhone simplesmente deixa de conseguir voltar a ligar o wi-fi, sendo que isto verifica-se até mesmo se o dispositivo for reiniciado ou a rede alterar de nome. Ou seja, a partir desse momento, os utilizadores deixam de conseguir usar o wi-fi de todo.

confirmação da falha

O investigador afirma que realizou o teste desta falha sobre um iPhone XS com a mais recente versão do iOS 14.4.2, no entanto é um problema que deverá afetar todos os dispositivos que se encontrem até mesmo na mais recente atualização do iOS.

Este bug pode ter consequências sérias para os utilizadores, uma vez que nem necessita propriamente de uma ação direta para ser executado. Um utilizador mal intencionado pode simplesmente criar uma rede local num local público, sem senha de acesso, afetando potencialmente todos os utilizadores que passem por essa zona – sobretudo se os dispositivos tentarem ligar à rede, tratando-se de uma rede sem fios aberta.

Se os utilizadores forem afetados pelo problema, e deixem de conseguir ligar o wi-fi, a única forma de corrigir o mesmo passa por realizar o reset das configurações de rede, o que pode ser feito diretamente pelas configurações do dispositivo – mas todas as redes sem fios necessitam depois de ser reconfiguradas. Felizmente a correção pode ser aplicada sem que seja necessário realizar o reset completo do equipamento ou das configurações por inteiro, afetando apenas os dados da rede.

A Apple ainda não deixou qualquer comentário relativamente a este problema.