Um milhão de euros perdidos por engano na venda de uma NFT

De tempos a tempos surgem casos sobre o mercado das NFTs meio “estranhos”, e este é sem dúvida mais um deles. Recentemente um projeto conhecido como Etherrock tem movimentado milhões de dólares, sendo baseado em imagens de pedras no formato de clipart.

Este tem vindo a ser o novo sucesso da internet, sobretudo do mercado das NFTs. No entanto, recentemente um utilizador fez um erro bastante grave ao vender um dos seus itens. Invés de colocar o preço de 444 ETH, o mesmo colocou o preço final de venda da NFT por 444 wei.

Para se ter uma ideia, 1 ETH corresponde a cerca de 1.000.000.000.000.000.000 wei. Ou seja, a NFT que deveria valer vários milhares de euros foi vendida por apenas alguns cêntimos no mercado – algo que certamente o comprador não se importa.

O utilizador que terá feito o lapso é conhecido por “Rock Dust” no Twitter, e relatou a sua experiência na plataforma. Segundo o mesmo, ele perdeu a NFT que tinha um valor de quase um milhão de dólares por um simples erro humano.

A compra teria sido realizada por um bot, sendo que agora o antigo dono da NFT encontra-se a apelar à bondade do comprador para reaver o item – algo que pode não acontecer.

mensagem do utilizador a reportar a perda da NFT

É importante sublinhar que, no mercado das vendas e compras de NFTs, o uso de bots é bastante comum. Normalmente estes tendem a procurar negócios que estejam com valores bastante reduzidos, exatamente para tentar adquirir itens que tenham sido colocados à venda por preços de engano ou demasiado baixos.

Tendo em conta que são sistemas automáticos, estes podem comprar itens em erro numa questão de segundos. Infelizmente será improvável que o utilizador venha a ter de volta a sua Etherrock, o que certamente será uma grande perda para o mesmo.