Vinted é a mais recente aplicação alvo dos burlões
A aplicação Vinted tem vindo a ganhar cada vez mais popularidade no mercado, sendo uma plataforma focada na compra, venda e troca de artigos de vestuário. No entanto, se é utilizador ou está a pensar usar a plataforma para essas atividades, convêm ter cuidado com a recente onda de esquemas sobre a mesma.
De acordo com o Portal da Queixa, desde o início deste ano que a plataforma Vinted tem vindo a registar um aumento considerável de queixas dos utilizadores, associadas com esquemas que são realizados na mesma.
Segundo a mensagem partilhada pelo Portal da Queixa, existe um crescente número de consumidores que dizem terem sido enganados por outros vendedores e compradores na plataforma, com prejuízos que em muitos casos atingem quantias elevadas de dinheiro.
Os dados da plataforma apontam que, entre 1 de janeiro e 31 de julho, cerca de 43% das queixas apresentadas contra a plataforma Vinted estão relacionadas com burlas e fraudes associadas ao MB Way.
No entanto, foi nos últimos dois meses que o número de queixas aumentou consideravelmente, sendo que a plataforma é agora considerada como o novo alvo para os burlões.
De todas as queixas apresentadas contra a plataforma este ano, cerca de 56% foram registadas em Junho e Julho. Isto poderá condizer com um período onde a plataforma tenha recebido mais atenção por parte da comunidade, possivelmente devido ao período de férias.
Por sua vez, a Vinted afirma ter implementadas várias medidas de segurança para evitar este género de esquemas, mas estas demonstram-se insuficientes para realmente protegerem os utilizadores com base nas queixas deixadas.
Num exemplo, a utilizadora Nadia Coelho afirma que perdeu quase 400 euros em compras na aplicação, depois de ter recebido uma notificação da app em como deveria associar o seu cartão de crédito à plataforma com um saldo de 200 euros. Na falha da primeira tentativa de realizar esta tarefa, a utilizadora associou outro cartão com o mesmo valor. Em ambos os casos o valor total foi roubado.
Os comentários alongam-se sobre a plataforma do Portal da Queixa, com dezenas de utilizadores a reportarem perdas de 1000 euros ou mais.
A plataforma recomenda que os utilizadores sigam as medidas de segurança da empresa que estão visadas no seu website, de forma a garantir a segurança de todas as transações.