Zoom para macOS possui vulnerabilidade sobre o instalador

Zoom para macOS possui vulnerabilidade sobre o instalador

O instalador do Zoom no macOS pode conter uma falha que, se explorada, permite obter recursos administrativos do sistema. Esta descoberta foi feita por um investigador de segurança, que revelou os detalhes da mesma depois de tentar contactar a empresa para resolver o problema.

De acordo com o investigador Patrick Wardle, a falha foi revelada durante o evento Def Con, que ocorreu em Las Vegas. Durante o evento, o investigador revelou que teria descoberto uma falha no instalador do Zoom sobre o macOS, a qual poderia permitir obter permissões administrativas dentro do sistema, sendo que esta falha ainda se encontra sobre as versões mais recentes do cliente.

Para explorar a falha, Wardle terá usado um sistema de auto atualização do zoom, que permanece em processo de segundo plano, e o qual pode ser mantido ativo para dar permissões elevadas de acesso. Com isto, um atacante pode correr praticamente qualquer género de software dentro do sistema, com permissões elevadas – sobretudo útil para malware.

A falha foi revelada para a Zoom em Dezembro de 2021, sendo que Wardle terá mesmo oferecido a sua ajuda para corrigir a mesma. No entanto, a empresa apenas corrigiu a falha algumas semanas antes do evento onde esta iria ser revelada. De notar ainda que, apesar da correção, Wardle afirma que a falha ainda pode ser explorada de alguma forma, o que indica que a medida não terá sido corretamente aplicada.