Autoridades do Reino Unido detiveram jovem de 17 anos por ataques informáticos

Autoridades do Reino Unido detiveram jovem de 17 anos por ataques informáticos

As autoridades do Reino Unido confirmaram ter detido um jovem por alegados ataques feitos nos últimos tempos pela Internet.

De acordo com o comunicado das autoridades, o jovem, de 17 anos, encontrava-se na cidade de Oxfordshire, onde terá praticado atos de “hacking”. O comunicado das autoridades é relativamente curto, indicando apenas que o jovem estará sobre a deteção das autoridades e será brevemente questionado.

Apesar de o comunicado não ter indicado mais detalhes sobre o hacker, algumas fontes apontam que este pode encontrar-se relacionado com o grupo Lapsus, que recentemente foi indicado como sendo o autor dos ataques que afetaram a Uber e que levaram também ao leak de conteúdos sobre GTA 6.

De notar que, até ao momento, ainda não existe uma confirmação oficial das autoridades sobre o detido. Da mesma forma, no caso da Uber, a empresa afirmou que depois das investigações do seu recente ataque, acreditava-se que o mesmo tinha sido feito pelo grupo “Lapsus”.

Pouco tempo depois, surgiram também imagens de desenvolvimento de GTA 6, que apesar de terem sido partilhadas por um utilizador conhecido como “TeaPot”, algumas fontes indicavam ser um dos associados com o grupo Lapsus no passado.