Existe cada vez mais esquemas envolvendo ofertas de criptomoedas

Existe cada vez mais esquemas envolvendo ofertas de criptomoedas

O mercado das criptomoedas encontra-se em larga expansão, mas isso também abre portas para que vários esquemas surjam com o objetivo de enganar os utilizadores mais desatentos. E quando surge uma promessa de criptomoedas gratuitas, certamente será algo que cativa.

No entanto, a grande maioria dos sites que promovem este género de “ofertas” são, na verdade, falsos e com pretextos duvidosos.  E de acordo com um estudo realizado pela empresa de segurança Group-IB, em 2022 registou-se um dos maiores aumentos no número de sites a promoverem este género de esquemas.

De acordo com os investigadores, até ao momento já foram registados este ano mais de 2000 domínios focados em promover criptomoedas, na sua maioria através de “ofertas”, que se revelam ser maliciosos. No entanto, este número pode ser muito conservativo, já que existe um valor consideravelmente superior que pode nem chegar a ser identificado ativamente.

esquemas de criptomoedas com dados sobre os mesmos em 2022

No entanto, tendo em conta os esquemas conhecidos, o número é quase cinco vezes superior ao que se registou no mesmo período do ano passado. No geral, estes sites são transmitidos em emissões em direto pelo YouTube e outras plataformas, ou distribuídos a partir de meios sociais e em publicidade, podendo atingir mais de 15.000 utilizadores para cada domínio.

A maioria dos mesmos propagam-se sobre extensões genéricas, como .com, net ou org, dando ainda mais credibilidade ao esquema.

No caso das transmissões em direto, a maioria tenta aproveitar o nome de Elon Musk para cativar os utilizadores – normalmente nos termos de que Musk estaria a oferecer criptomoedas, e que para os interessados estes deviam aceder a um link, enviar as suas criptomoedas e receberiam o valor a duplicar.

Também o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, tem vindo a ser usado para os esquemas. De relembrar que El Salvador adotou o Bitcoin como a moeda principal do pais, e como tal estes esquemas tentam tirar proveito dessa ideia para enganar as vítimas sobre falsos pretextos de ofertas.

Apesar de, na maioria dos casos, os sites não ficarem ativos durante muito tempo, permanecem o suficiente para poderem enganar algumas vítimas, ainda mais quando são lançadas campanhas em várias plataformas ao mesmo tempo para distribuir ainda mais o esquema, e o mais rapidamente possível antes de os sites serem bloqueados.