Manifest V3 não deve afetar bloqueador de publicidade do Vivaldi
O mercado dos navegadores baseados em Chromium encontra-se a preparar para a mudança para o novo Manifest V3, o qual muitos consideram vir a alterar consideravelmente a forma como as extensões funcionam – sobretudo com impactos para bloqueadores de publicidade.
Várias plataformas têm vindo a preparar-se para a mudança, e apesar de o Chrome ser um dos primeiros que vai adotar o novo Manifest, nem todos os navegadores vão seguir essa ideia. O Vivaldi é um dos que veio confirmar mais detalhes sobre como vai funcionar o seu bloqueador de publicidade.
Como se sabe, o Vivaldi conta com um bloqueador de publicidade nativo, integrado no próprio navegador, que pode ser usado para esta tarefa. De acordo com a entidade, mesmo depois de o Manifest v3 ser integrado como o padrão do Chromium, isto não terá impacto sobre o sistema de bloqueio usado no Vivaldi… ou pelo menos assim se espera.
A mesma afirma que, apesar de existirem algumas mudanças que podem ocorrer com o Manifest v3, a forma como o bloqueio do seu sistema está integrado no navegador não deverá ser afetado por essa medida. E mesmo que seja, existem formas de contornar a situação relativamente simples, mantendo assim o funcionamento do sistema e usando as funcionalidades nativas do Chromium para tal – no qual o Vivaldi é baseado.
Como tal, para quem use este navegador, é possível que a mudança não venha a causar grande impacto. No entanto, também é referido na publicação que, para quem use extensões de terceiros para bloquear pedidos ou a publicidade, é possível que estas tenham outras funcionalidades em uso que necessitem do Manifest V2, e que tenham sido removidas no V3. Estas podem, efetivamente, ser afetadas.