StayAway COVID deixa oficialmente de se encontrar disponível

StayAway COVID deixa oficialmente de se encontrar disponível

Depois de ter sido lançada em Agosto de 2020, com o objetivo de tentar conter e minimizar o contacto entre casos positivos de COVID, a aplicação StayAway Covid vai ser oficialmente descontinuada.

De acordo com o site da aplicação, agora é possível ler o comunicado “Apesar de ainda não ter sido declarado o fim da pandemia, a positiva evolução do padrão epidemiológico da doença em Portugal justifica a interrupção da operação do sistema StayAway Covid”.

A mensagem indica ainda que tanto os servidores como a aplicação irão deixar de funcionar em breve, pelo que os utilizadores devem proceder com a remoção da mesma dos seus dispositivos.

mensagem no site da aplicação

A aplicação encontrava-se disponível de forma gratuita, e sendo o seu uso inteiramente voluntário, tendo como objetivo evitar a propagação do vírus. Os infetados com COVID, quando registados como tal, podiam introduzir um código na app que marcava todos os contactos que tinham estado – e que também tivessem a app instalada – como potenciais infetados pela transmissão.

Apesar das intenções positivas, a app nunca registou uma grande adesão, e esteve envolta em várias críticas. Menos de dois meses depois de ter sido lançada, apenas tinham sido criados 730 códigos pelas entidades competentes, um valor consideravelmente reduzido se tivermos em conta que, no mesmo período, se registaram mais de 38 mil doentes.

Para os utilizardes que ainda tenham a app nos seus dispositivos, agora será recomendado que a mesma seja desinstalada.