Cloudflare mitigou novo ataque DDoS recorde contra servidor de Minecraft

Cloudflare mitigou novo ataque DDoS recorde contra servidor de Minecraft

Os ataques DDoS têm estado cada vez mais em tendência pela Internet, com registos de valores recorde apenas nos últimos meses em várias ocasiões. E mais uma vez, agora chega a confirmação de um novo valor recorde registado dentro deste espetro.

Wynncraft é um dos maiores servidores de Minecraft atualmente disponíveis na Internet, e segundo a empresa Cloudflare, foi também o mais recente alvo de um dos maiores ataques registados. Segundo a empresa, no seu pico, os servidores da entidade estariam a ser alvo de 2.5 Tbps de tráfego malicioso.

O ataque foi realizado em várias camadas, com o objetivo claro de causar a destabilização da plataforma com tráfego inútil, impedindo os acessos regulares e legítimos. De acordo com os investigadores da Cloudflare, este foi um dos maiores ataques DDoS registados em nível de bitrate.

A tendência dos ataques DDoS tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses, e cada vez mais são frequentes ataques na escala dos terabit, algo que era bastante incomum faz apenas alguns meses.

dados do recente ataque

Segundo a Cloudflare, apenas durante o terceiro trimestre do ano, a empresa terá mitigado mais ataques DDoS do que em relação aos anos anteriores, com aumentos de 111% em nível de ataques HTTP. Ataques de L3/4 aumentaram cerca de 97%, afetando sobretudo a indústria gaming.

Outra prática que também tem vindo a aumentar é o uso do protocolo BitTorrent para a realização de ataques, que segundo a empresa registou um crescimento de 1220% no mesmo período.

Os ataques de Bittorrent tem vindo a ser cada vez mais vulgares porque também são extremamente eficazes. Um atacante pode criar um sistema de Tracker falso a apontar os utilizadores que se liguem ao mesmo para um determinado IP, lançando assim um ataque direto contra uma plataforma a partir de quem simplesmente esteja a usar a rede de Bittorent.

Os dados apontam, no entanto, que uma grande parte dos ataques registados possuem menos de 500 Mbps de tráfego, em cerca de 97% dos casos. A empresa classifica este género de ataques como cibervandalismo.