Google não dá vantagens de SEO a sites baseados em WordPress

Google não dá vantagens de SEO a sites baseados em WordPress

No que respeita ao SEO de um website, existem vários aspetos a ter em conta para melhorar o mesmo. No entanto, a escolha da framework base do site não parece ter grande impacto nesse desempenho.

Durante uma recente AMA no Reddit, o especialista da Google John Mueller veio deixar algumas indicações e respostas para dúvidas sobre a comunidade. Uma das questões seria se a utilização de sites em WordPress teria impacto sobre o SEO do mesmo.

Esta ideia parte de que muitos criadores de conteúdos online tendem a afirmar que o WordPress encontra-se mais otimizado para o SEO na Google, e como tal sites baseados no mesmo possuem um melhor ranking nas pesquisas.

No entanto, para Mueller, isso não é bem o que acontece. O ranking de SEO de um website não terá qualquer impacto sobre o conteúdo base em que o mesmo corre, seja WordPress ou não. Mueller afirma que cada site possui total liberdade de escolher o que pretenda para usar como base, mas o WordPress não dá qualquer vantagem nesse sentido.

Obviamente, a otimização deve sempre ser feita independentemente do site, e no WordPress existem vários plugins que ajudam consideravelmente nesta tarefa. No entanto, para a Google, não importa qual o formato em como o site esteja construído.

Para Mueller, o conteúdo continua a ser o ponto mais importante, e os utilizadores devem focar-se sobretudo em criar conteúdos que sejam atrativos para os seus utilizadores, que será também o que é tido em conta para identificar a popularidade de uma plataforma online.