Advogado usa ChatGPT para investigação e apresenta casos falsos ao tribunal

Advogado usa ChatGPT para investigação e apresenta casos falsos ao tribunal

O ChatGPT encontra-se a ser cada vez mais usado no dia a dia, para as mais variadas tarefas. No entanto, deve-se ter atenção ao que realmente está a ser criado usando estas ferramentas de Inteligência Artificial, porque apesar de úteis, nem sempre se focam em criar conteúdos verdadeiros.

No campo da lei, existem riscos associados com o usar do ChatGPT, e caso as tarefas não sejam bem realizadas, podem ter consequências. Foi exatamente isso que um advogado sentiu recentemente, ao ter enviado falsas informações sobre um dos seus casos, depois de ter usado o ChatGPT para criar a informação.

O caso envolve o de um homem que estaria a tentar processar uma companhia aérea, alegadamente por danos pessoais causados. A equipa de defesa do mesmo terá apresentado ao tribunal vários exemplos de casos anteriores, como forma de criar um precedente de situações similares. No entanto, os advogados de defesa da empresa rapidamente concluíram que os casos apresentados como exemplo não existiam, e alertaram o tribunal para tal.

Exposta a situação, a equipa de defesa terá apontado que a sua firma, e concretamente a equipa responsável pela investigação dos casos anteriores, terá usado o ChatGPT para recolher e criar os mesmos, sem saberem que as informações fornecidas pela IA não eram verdadeiras.

Os advogados consideraram que a informação fornecida pelo ChatGPT seria verdadeira, e apresentaram a mesma o tribunal sem validarem.

Os advogados forneceram ainda várias imagens da conversa mantida com o ChatGPT, onde o mesmo indicava que os casos de exemplo estariam disponíveis em portais públicos. No entanto, em investigação dos mesmos, na realidade não existiam.

Este caso também levantou algumas questões dentro da comunidade de direito e leis, sobretudo na forma como a IA deve ser tratada para a recolha de informações, e sobre a forma como esses dados devem ser processados e validados – apesar de o ChatGPT ser uma ajuda para alguns casos, existe sempre a necessidade de validar se os mesmos estão corretos.