Google terá mesmo deixado de lado planos para óculos de realidade aumentada

Google terá mesmo deixado de lado planos para óculos de realidade aumentada

Em tempos, os Google Glass eram vistos como a grande evolução para a realidade aumentada por parte da Google. Estes combinavam óculos com informação em tempo real apresentada nas lentes do mesmo.

No entanto, a ideia acabaria por nunca arrancar seriamente no mercado, sendo que a Google viria eventualmente a descontinuar os mesmos para o mercado doméstico. E agora, parece que a empresa vai mesmo ditar o fim do desenvolvimento deste género de projetos.

De acordo com o portal Business Insider, a Google terá encerrado o seu projeto “Iris”, que internamente era conhecido como o projeto que viria a criar uma alternativa para os Google Glass. O projeto estaria em desenvolvimento faz alguns anos, mas aparentemente a empresa ditou o fim do mesmo quando realizou recentemente os seus despedimentos, e depois de várias reestruturações internas.

Um dos motivos que também terá levado a este desfecho terá sido a saída da empresa de Clay Bavor, antigo diretor da divisão de realidade virtual e aumentada da Google, que partiu para criar uma startup com a Salesforce.

Quando o projeto Iris foi oficialmente conhecido, em inícios de 2022, esperava-se que os primeiros dispositivos do mesmo pudessem vir a surgir em 2024. Infelizmente, isso parece que agora nunca vai acontecer.

No entanto, apesar de hardware da Google vir a ser improvável de surgir no mercado, a empresa ainda parece bastante focada neste género de mercado, e uma das ideias pode agora vir a ser criar uma versão do Android que seja adaptada para a realidade virtual – e que eventualmente pode ser usada por outros fabricantes e prosseguir uma ideia que a Google não terá conseguido.