Não é apenas o Apollo: mais clientes do Reddit anunciam encerramento

Não é apenas o Apollo: mais clientes do Reddit anunciam encerramento

Durante o dia de ontem, no seguimento das alterações feitas na API do Reddit, a aplicação Apollo confirmou que iria encerrar as suas atividades. Em causa encontra-se a recente alteração do Reddit, que vai começar a cobrar pelo uso da API – e no caso deste cliente de terceiros, a empresa estaria a cobrar milhões de dólares por ano para tal tarefa.

No entanto, apesar de o Apollo ser um dos clientes de terceiros para acesso ao Reddit mais usados, a medida vai certamente afetar outras aplicações. E agora, começam a surgir novas baixas.

Seguindo o mesmo exemplo da Apollo, outras aplicações de clientes de terceiros do Reddit também confirmaram que vão encerrar as suas atividades. Uma das primeiras a confirmar a medida terá sido a “rif is fun for Reddit”, que confirmou que iria deixar de suportar o Reddit face às mudanças da API.

O programador responsável pela app afirma que o Reddit estaria a cobrar um valor consideravelmente elevado apenas para manter as funcionalidades básicas da app, não deixando outra possibilidade se não o encerramento.

Outra aplicação que também vai seguir o mesmo destino será a ReddPlanet, com o programador a apontar como causa para a medida as novas regras relativamente a conteúdo para adultos, as alterações na estrutura da API e o seu preço, bem como a falta de resposta e de abertura para mudança por parte do Reddit – mesmo com toda a contestação.

A aplicação Sync também confirmou o mesmo fim, com o programador a indicar que não possui a capacidade de manter as operações da aplicação com os elevados custos que a mudança da API acarreta.

Em todos os casos, o ponto central da mudança encontra-se relacionado com a recente alteração da API, que depois de mais de 8 anos a ser fornecida gratuitamente, agora vai ter custos, e em muitos casos bastante elevados.

Várias comunidades encontram-se a preparar para um “apagão” na plataforma, como forma de protesto face às mudanças, que basicamente forçam os criadores de apps de terceiros a serem “removidas”.