Situação do Reddit agrava-se: comunidades vão manter-se em protesto indefinidamente

Situação do Reddit agrava-se: comunidades vão manter-se em protesto indefinidamente

Hoje termina o período de 48 horas de protestos no Reddit, contra as recentes alterações da API da plataforma. E foi também hoje que surgiram informações sobre um memorando interno do CEO da empresa, que apontavam que o mesmo terá indicado aos funcionários que os protestos “vão passar”.

No entanto, estas declarações parecem não ter caído bem para algumas comunidades que estavam a participar no protesto – incluindo algumas que previam aplicar as medidas apenas durante 24 horas.

Agora, algumas das maiores comunidades do portal estão a ponderar manter-se como privadas de forma indefinida, até que o Reddit altere os termos respeitantes à API. Entre estas comunidades encontram-se algumas de bastante destaque na plataforma, como a r/awww, r/music, r/videos, r/futurology, r/apple e r/NBA – entre outras.

Estas comunidades estavam previstas de manterem o protesto apenas durante 48 horas. No entanto, face às recentes declarações de Steve Huffman, o CEO da empresa, decidiram manter o protesto de forma indefinida.

Na verdade, algumas das comunidades referiram mesmo que o período de 48 horas era apenas uma prova de conceito, para avaliar a reação do Reddit à medida. Algumas comunidades afirmam que o facto de Steve Huffman continuar a defender a sua posição, demonstra que o mesmo está afastado da realidade da sua comunidade.

Ao mesmo tempo, alguns moderadores de grandes comunidades estão mesmo a ponderar tomar medidas mais drásticas, ao ponto de deixarem de aplicar qualquer moderação nas suas comunidades. O utilizador u/strolls afirma que já ponderou não moderar conteúdos das suas comunidades – exceto conteúdos graves NSFW.

Quando outros utilizadores apontaram que isto poderia levar a que os moderadores fossem substituídos por outros em controlo do Reddit, o mesmo afirma que seria algo que este não se importava, tendo em conta que durante anos os moderadores da plataforma fizeram os seus trabalhos a custo zero.

Ao mesmo tempo, encontram-se ainda a ser feitos planos para que comunidades importantes para a atualidade, como é o caso da r/Ukraine, tenham regras de protesto diferentes, onde devem continuar acessíveis para garantir acesso a informações potencialmente importantes.