Facebook alerta para quem use bloqueadores de publicidade

Facebook alerta para quem use bloqueadores de publicidade

Os utilizadores do Facebook que tenham também um bloqueador de publicidade nos seus navegadores, brevemente podem começar a verificar mais alertas sobre o uso destas extensões na rede social.

Faz já algum tempo que o Facebook se encontra a deixar alertas para certos utilizadores, quando a plataforma deteta que os mesmos se encontram a usar um bloqueador de publicidade. A mensagem indica que certos conteúdos do Facebook podem não carregar corretamente quando o bloqueador de publicidade se encontra ativo.

Estes alertas começaram a ser aplicados em meados de 2016, mas parece que, nos últimos tempos, a plataforma tem vindo a apertar o controlo deste sistema, sendo que mais utilizadores começaram a verificar o alerta.

A mensagem é similar ao que se encontra no início deste artigo, onde os utilizadores são alertados para o facto que usar um bloqueador de publicidade pode impedir que certas funcionalidades ou conteúdos do Facebook sejam corretamente apresentados. A mensagem pode também indicar que os bloqueadores de publicidade podem restringir certos conteúdos de amigos e conhecidos de surgirem na timeline – indicando que o bloqueador está a restringir o acesso a mais do que apenas publicidade.

mensagem de alerta do Facebook para sistemas com publicidade bloqueada

Obviamente, a plataforma recomenda que os utilizadores desativem as extensões ou sistemas de bloqueio de publicidade, para evitarem que tais conteúdos possam ser bloqueados. No final, cabe aos utilizadores decidir se pretendem realizar essa ação.

Para já, as mensagens de alerta apenas parecem ter um ponto informativo, sendo que os utilizadores ainda podem continuar a usar o Facebook de qualquer forma. No entanto, não seria de estranhar ver a Meta a aplicar medidas mais restritivas no uso do Facebook para quem usa a mesma com bloqueadores de publicidade.

Ainda de forma recente, a Google começou a testar no YouTube um novo sistema que, para quem tenha bloqueadores de publicidade, passa a conseguir ver apenas três vídeos na plataforma antes de ser forçado a desativar o mesmo.