ReactOS pretende focar-se no futuro para a qualidade e estabilidade

ReactOS pretende focar-se no futuro para a qualidade e estabilidade

Durante anos, um projeto tem vindo a tentar descodificar o código do Windows, criando a sua própria versão alternativa. O ReactOS é um sistema que pretende ser inteiramente compatível com aplicações do Windows, realizando a engenharia reversa do código e kernel do software da Microsoft, e adaptando o mesmo para uma distribuição dedicada.

Este sistema encontra-se em desenvolvimento faz alguns anos, mas agora prepara-se para entrar numa nova fase, que pode dar um novo fôlego ao mesmo. A última atualização fornecida para o ReactOS ocorreu em Dezembro de 2021, com a versão 0.4.14.

Desde então, o desenvolvimento tem vindo a ser bastante lento. Agora, os programadores responsáveis pelo projeto revelam quais os planos para o futuro. No passado, as novas versões do ReactOS surgiam a cada três meses, mas muitas destas continham poucas alterações finais, e isto fez com que o sistema deixasse de receber estas atualizações de todo – passando para um prazo mais alargado.

Agora, a equipa pretende que as novas versões do ReactOS venham a ser focadas em qualidade e estabilidade, garantindo que cada nova versão do sistema é estável antes de chegar aos utilizadores finais.

A ideia será manter o desenvolvimento do ReactOS, mas que as novas versões a serem disponibilizadas para os utilizadores tenham a estabilidade e qualidade que a equipa pretende, invés de ser apenas para “lançar algo” sem o teste adequado.

O ReactOS é um projeto interessante, que pretende criar uma replica do Windows em formato aberto. No entanto, apesar da ideia ser interessante, este sistema ainda se encontra longe de ser usado em larga escala, em parte devido aos bugs e falhas que possui – o sistema é visto mais como uma prova de conceito do que propriamente algo a adotar para o dia a dia.

No entanto, existe progresso feito, sendo que algumas aplicações simples do Windows, como o bloco de notas e o Paint, funcionam sem problemas nesta versão.