Jovem que atacou a Rockstar Games poderá não ser julgado pelo tribunal

Jovem que atacou a Rockstar Games poderá não ser julgado pelo tribunal

Um jovem de 18 anos encontra-se a ser acusado pelas autoridades de ter sido o autor do roubo de dados internos da Rockstar Games, e que levou a que vários conteúdos de GTA 6 fossem publicados online.

De acordo com o portal Reuters, Arion Kurtaj encontra-se a ser acusado de ter acedido aos sistemas internos da Rockstar Games, tendo publicado na internet vários conteúdos associados com Grand Theft Auto VI. No entanto, em tribunal, o mesmo declarou-se mentalmente incapacitado para ser julgado de forma regular.

O tribunal encontra-se a avaliar o caso, mas existe a possibilidade do jovem não ser legalmente responsabilizado pelo ataque e roubo de dados, devido a esta incapacidade. De relembrar que os rumores indicavam que Kurtaj fazia parte do grupo de hackers conhecido como Lapsus, que durante os últimos anos, terá realizado vários ataques a entidades de elevado perfil.

Entre os nomes de entidades atacadas pelo grupo Lapsus encontra-se a Uber, Microsoft, NVIDIA e Ubisoft.

Relativamente ao caso, Arion Kurtaj terá sido avaliado por psiquiatras, que consideraram que o mesmo não se encontrava apto para ser julgado, face a problemas de foro psíquico. Com isto, o júri responsável pelo caso não poderá determinar se o mesmo será culpado ou não dos ataques.

A ter em conta que o jovem, juntamente com um parceiro de 17 anos, terão realizado chantagem com algumas das empresas que atacaram, de forma a evitar a divulgação dos dados obtidos. No caso da Rockstar Games, os mesmos terão enviado uma mensagem para o Slack interno da empresa, requerendo o pagamento para evitar a exposição dos dados roubados na Internet – algo que não veio a acontecer, mas os dados acabaram por ser divulgados online.