Malware para Android distribui-se como aplicação de conversa segura

Malware para Android distribui-se como aplicação de conversa segura

Uma nova campanha de spyware encontra-se a propagar sobre dispositivos Android, levando ao roubo de informação sensível dos dispositivos dos utilizadores. O malware encontra-se a ser distribuído sobre uma aplicação com o nome de “SafeChat”, que é capaz de infetar os dispositivos com spyware para recolher diversa informação sensível.

De acordo com os investigadores da empresa de segurança CYFIRMA, o malware encontra-se focado em roubar dados das conversas de plataformas como o Telegram, Signal, WhatsApp, Viber, e Facebook Messenger. Uma vez obtidos os dados, estes são enviados para sistemas em controlo dos atacantes, e podem ser usados para recolher dados sensíveis e conversas privadas.

Os investigadores acreditam que a campanha de malware encontra-se a propagar por um grupo conhecido como “Bahamut”, na Índia, e que é propagado via mensagens diretas enviadas para os utilizadores via WhatsApp. Acredita-se que os alvos podem ser pessoas especificas, invés de ser um malware focado “para todos”.

Os atacantes tentam levar as vitimas a instalar o malware na promessa de que devem transitar para uma plataforma segura de conversação, que será a app do Safe Chat, e onde devem manter a comunicação com os seus amigos e familiares.

A aplicação do Android usa o serviço de Acessibilidade do Android para realizar ações diretamente no sistema, e gerir o mesmo sem a interação do utilizador. O malware pode recolher as conversas de várias aplicações, dados sensíveis, imagens, contactos, mensagens SMS e registos de chamadas. É ainda possível recolher os dados de localização via GPS em tempo real.

O malware tenta ainda excluir-se da lista de apps otimizadas do sistema, que normalmente é usado para terminar apps em segundo plano para poupar bateria – desta forma pode manter as atividades em segundo plano sem interrupções.

Como sempre, os utilizadores devem ter extremo cuidado em apps que sejam fornecidas por fontes não oficiais. Apesar de não ser imune a malware, a Google Play Store ainda é o melhor local para descarregar aplicações de forma segura.