Mantenha-se ativo ou a Google pode remover a sua conta!

Mantenha-se ativo ou a Google pode remover a sua conta!

Se usa serviços da Google, como o YouTube ou simplesmente a pesquisa, ou até se possui um smartphone Android, muito possivelmente deve possuir também uma conta da Google associada, e que usa com regularidade.

No entanto, existem contas que podem ficar esquecidas ou inutilizadas com o tempo – sobretudo para quem tenha criado várias contas diferentes ao longo dos anos. A Google encontra-se agora a preparar para uma limpeza, e os utilizadores vão ter de ter atenção a contas antigas que possam possuir.

O alerta já tinha sido deixado faz alguns meses, mas a Google encontra-se a preparar para remover contas que estejam inativas na sua plataforma.

Segundo os termos da Google, uma conta é considerada inativa caso não tenha atividade ou qualquer login durante um período de dois anos. A partir de 1 de Dezembro de 2023, os utilizadores que tenham contas inativas podem perder acesso às mesmas, bem como aos conteúdos que nelas se encontram.

Ao remover uma conta por inatividade, esta é permanentemente removida, juntamente com todos os conteúdos associados à mesma. Isto inclui dados da conta, emails, entre outros. Felizmente, existe uma forma simples de evitar isso: basta fazer o login.

Para evitar que uma conta seja removida, tudo o que necessita é de fazer o login nessa mesma conta, e usar um pouco a mesma em algo como o YouTube. Desta forma, a conta vai ser considerada ativa, e permanece na plataforma. O único senão é que tem de realizar esta tarefa, pelo menos, a cada dois anos.

De notar que as contas que sejam consideradas inativas, os utilizadores vão receber um email de alerta antes do período de remoção das mesmas, informando do caso.