Microsoft nega roubo de dados de 30 milhões de clientes da empresa

Microsoft nega roubo de dados de 30 milhões de clientes da empresa

Durante o início desta semana, o grupo “Anonymous Sudan” afirmava ter realizado um ataque em larga escala contra a Microsoft, do qual teriam sido recolhidos dados de 30 milhões de clientes dos serviços da empresa.

Este grupo ficou conhecido depois de realizar vários ataques de protesto contra os sistemas da Microsoft, que resultaram mesmo na inacessibilidade das suas plataformas durante várias horas. No entanto, o grupo agora alega ter em sua posse dados de clientes da empresa, em valores elevados.

No início desta semana, o grupo afirmava no seu canal do Telegram que tinha obtido acesso a uma base de dados interna da Microsoft, onde se encontrariam dados de 30 milhões de clientes da empresa, incluindo emails e senhas de diferentes serviços. O grupo encontra-se agora a tentar vender a base de dados por valores a partir de 50.000 dólares.

A mensagem publicada pelo grupo deixa ainda algumas contas de exemplo que se encontram no alegado leak de dados, como comprovação do acesso aos dados.

No entanto, apesar das revelações, a Microsoft afirma que não existe qualquer indicio de que contas ou sistemas da empresa tenham sido comprometidos num ataque desta escala. Segundo o portal BleepingComputer, um representante da Microsoft terá negado que a empresa tenha registado o roubo de dados.

É importante notar que, até ao momento, não é possível confirmar a veracidade do leak ou alegado roubo de dados. As informações contidas no mesmo podem dizer respeito a antigas contas da Microsoft que tenham sido comprometidas, ou a outras bases de dados conjugadas num “leak” de maiores dimensões.