Opera GX agora cria “falsos históricos” para evitar pesquisas embaraçosas

Opera GX agora cria “falsos históricos” para evitar pesquisas embaraçosas

Para os “gamers”, o Opera GX é um dos navegadores mais reconhecidos, contando com características dedicadas para os mesmos. Este navegador claramente foca-se em que use os seus computadores para jogos.

E agora, o navegador conta com uma pequena funcionalidade que pode ajudar os utilizadores, sobretudo quem realize o streaming de conteúdos, a evitar de ter o seu histórico “leaked” na internet.

A nova funcionalidade “Fake My History” substitui automaticamente o histórico de navegação dos utilizadores ao fim de 14 dias, colocando invés dos sites que foram visitados pesquisas socialmente aceitáveis.

A ideia será ajudar os criadores de conteúdos a terem informações potencialmente sensíveis reveladas através do histórico dos seus navegadores – que em certos casos podem acabar por surgir na internet.

O Fake My History elimina os dados anteriores, e substitui os mesmos por pesquisas mais abrangentes e seguras, como é o caso de termos de “Como construir uma casa para pássaros” e similares. A funcionalidade pode realizar as tarefas automaticamente, mas existe também a opção para realizar a mesma de forma imediata, alterando todo o histórico no momento.

A novidade encontra-se disponível nas versões mais recentes do Opera GX, sendo que os utilizadores apenas necessitam de atualizar o navegador para a versão mais recente existente.