Burla usa nome da Polícia Judiciária para enganar vítimas

Burla usa nome da Polícia Judiciária para enganar vítimas

Nos últimos dias, vários utilizadores têm recebido chamadas telefónicas para um suposto contacto das autoridades. A chamada começa com uma gravação, a informar que o contacto é feito por parte da Polícia Judiciária ou da EUROPOL, sobre um alegado caso em investigação.

Segundo o comunicado da PJ, depois da mensagem automática inicial – normalmente uma gravação em inglês – os utilizadores são aconselhados a selecionar uma opção para entrarem em contacto com o “Inspetor” responsável pelo caso.

Se o realizarem, a chamada passa para uma pessoa real, que informa a vítima que a sua conta bancária está a ser usada para esquemas de fraude e roubos, aconselhando a transferência do saldo da mesma para uma conta “segura” e no controlo das autoridades. Caso tal seja feito, o dinheiro é transferido para uma conta em controlo dos atacantes.

Caso receba uma chamada deste formato, não faculte os seus dados pessoais, nem siga as instruções recebidas. Evite igualmente avançar na conversa, desligando simplesmente a mesma. Registe o número do contacto efetuado e contacte a Polícia Judiciária ou outra entidade policial, denunciando a situação.