Comissão Europeia vai investigar compra da Figma pela Adobe

Comissão Europeia vai investigar compra da Figma pela Adobe

A Comissão Europeia confirmou que vai iniciar uma investigação aprofundada sobre a aquisição da Figma por parte da Adobe. As autoridades afirmam que, caso a compra seja realizada, isso pode impor restrições para o fornecimento de produtos de design e serviços de edição no mercado, prejudicando os rivais.

O objetivo da investigação será analisar se existe o risco de entidades terceiras serem prejudicadas com a compra. Margrethe Vestager, vice-presidente executiva responsável pela política de concorrência, afirmou que: “Adobe e Figma são dois fornecedores líderes de software para a comunidade criativa na esfera digital. Muitos usuários e empresas confiam em suas ferramentas de design digital para se destacar em seu trabalho. Com nossa investigação aprofundada, pretendemos garantir que os usuários continuem a ter acesso a um amplo conjunto de ferramentas criativas digitais entre as quais escolher.”

A CE considera que a Figma é uma entidade líder no mercado de ferramentas interativas de design, e que a aquisição por parte da Adobe pode ter consequências para os seus principais concorrentes. Ao mesmo tempo, as autoridades vão ainda investigar se a compra pode prejudicar empresas mais pequenas de inovarem neste setor, ou se pode afetar a forma como fornecem os seus serviços.

É importante ter em conta que a Comissão Europeia não é a única a demonstrar estas preocupações. No final de Junho, as autoridades do Reino Unido também decidiram suspender a compra por parte da Adobe por receios similares.