Google Docs e Drive vão começar a permitir assinaturas digitais
A Google encontra-se a fornecer novos meios para os utilizadores assinarem os seus documentos em formato digital, através do Google Docs e Drive.
A plataforma revelou o suporte nativo para eSignatures em documentos no Docs e Drive, numa tentativa de tornar mais simples a tarefa de assinar os mesmos de forma segura. Esta novidade surge depois de quase um ano de testes, onde as eSignatures estiveram disponíveis para alguns clientes empresariais.
A ideia será facilitar a tarefa de assinar os documentos, usando certificados legítimos que podem substituir as assinaturas físicas. Os documentos podem, desta forma, ser validados mais rapidamente usando apenas os meios digitais.
Esta funcionalidade não é algo novo no mercado, e alguns dos rivais da Google, como é o caso da Adobe e da Dropbox, já permitiam este género de funcionalidades. No entanto, para os utilizadores que usem mais as plataformas da Google, a tarefa fica agora consideravelmente mais simples.
Quando se cria um documento pela plataforma, os utilizadores terão agora ao dispor ferramentas onde se pode colocar os campos para permitir as eSignatures. Ao mesmo tempo, estes campos podem também ser preenchidos automaticamente por quem receba os documentos.
De notar que, para usar as eSignatures, os destinatários dos conteúdos necessitam também de ter conta da Google para tal. A empresa afirma que poderá disponibilizar o eSignatures para terceiros no futuro, mas ainda não é algo que esteja previsto para o imediato.
A ter em conta que, apesar de a funcionalidade estar a sair da fase Alpha, apenas se encontra a entrar na Beta, e como tal, ainda não vai estar disponível para todos os utilizadores. No entanto, o número de contas que terão acesso à novidade serão consideravelmente mais elevadas.