Inteligência Artificial está a ficar cada vez mais cara e a causar problemas

Inteligência Artificial está a ficar cada vez mais cara e a causar problemas

As tecnologias de Inteligência Artificial estão cada vez mais presentes no dia a dia, e têm vindo a evoluir consideravelmente a um ritmo impressionante. No entanto, isso também causa alguns problemas inerentes para quem esteja a começar a usar este género de tecnologias.

Apesar da sua utilidade, as tecnologias de IA não são algo barato. O hardware necessário para usar este género de tecnologias é bastante dispendioso, e não é um investimento apenas inicial – já que todo o processamento necessário possui custos diários. Estes custos estão agora a ser um problema até para grandes empresas, com muitos dos seus projetos a não passarem da fase inicial por simplesmente não existirem verbas para tal.

De acordo com o portal Axios, muitas das empresas continuam otimistas que a IA pode ajudar a melhorar a produtividade e o dia a dia dos utilizadores em várias áreas. Estes pontos ainda são um dos focos em como a tecnologia pode ajudar, mas ao mesmo tempo existe um receio generalizado que os custos podem ditar o fim de muitos projetos, uma vez que são cada vez mais elevados.

Conforme a tecnologia evolui, também as necessidades evoluem, bem como os preços para manter essa tecnologia a funcionar. Muitas empresas verificam problemas em manter os seus projetos por longos períodos de tempo, ou até para os levantar das ideias, porque os custos finais são impeditivos.

Estudos apontam que mais de metade das entidades que possuem capacidade de decidir estratégias de uso da IA dentro das empresas, estão a ser barradas devido aos custos elevados das mesmas.

Existe ainda a questão de como os dados usados pelos modelos de IA são usados e recolhidos. Muitos destes dados não se encontram otimizados para serem usados em projetos de IA, o que eleva ainda mais os custos para criar algo que seja adaptado às necessidades de cada empresas.

conjunto de pessoas em ambiente virtual dentro de uma empresa

Os estudos indicam que, para a grande maioria das empresas, as equipas internas apontam que pode demorar mais de cinco anos a integrar completamente tecnologias de IA no meio de trabalho das mesmas, isto se os custos o permitirem.

Existem também vários executivos de grandes empresas que ainda possuem receio sobre a forma como IA pode ser integrada no meio de trabalho, sobretudo na forma como esta pode realizar as tarefas do dia a dia, ou dos custos inerentes de tal processo.

Se grandes empresas como a Google, Microsoft e OpenAI podem ter as verbas para realizar alguns projetos baseados nesta tecnologia, pequenas e médias empresas que estejam a começar podem sentir mais dificuldade nessa tarefa, ficando com as suas ideias sem sair do papel devido à falta de verbas.