Linus Tech Tips coloca produção em pausa após controvérsia

Linus Tech Tips coloca produção em pausa após controvérsia

Atualmente na internet, a Linus Media Group é uma das maiores empresas focadas na criação de vídeos e conteúdos para o YouTube sobre tecnologia. Criada por Linus Sebastian, a plataforma e os canais associados à mesma têm vindo a crescer ao longo dos anos.

No entanto, recentemente a empresa e os seus funcionários viram-se envolvidos em um novo escândalo. O mesmo terá agora levado a que todas as produções de novos conteúdos tenham sido colocadas em pausa, enquanto se avalia a situação – que tem vindo a piorar nas últimas semanas para a entidade, e particularmente para Linus Sebastian, que dá a sua cara pela empresa.

Num vídeo publicado durante o dia de hoje no canal da entidade, com o nome “What do we do now?”, a CFO da LMG, Yvonne Ho, confirmou que a empresa vai colocar em pausa todas as novas criações de conteúdos durante os próximos tempos, enquanto avalia as acusações de que a empresa está a ser alvo.

O caso terá começado quando o Youtuber Gamers Nexus, reconhecido igualmente no meio, publicou um vídeo com várias acusações contra a empresa de Linus, tanto a nível das práticas usadas para a avaliação e teste de produtos, como nos erros dos vídeos publicados e de várias questões relacionadas com a ética da empresa.

Gamers Nexus, mais concretamente o seu host, Steve Burke, publicou um vídeo onde deixou duras criticas contra a Linus Media Group, sobre a forma como esta avalia os produtos que são apresentados, e como as receitas da empresa levam a erros e falhas nessas avaliações.

Num dos exemplos deixados por Steve encontra-se uma recente review feita ao sistema de watercooling da Billet Labs, que Linus publicou no seu canal. De acordo com Steve, a review encontra-se cheia de erros, incluindo o facto que o teste foi realizado num processador que nem se encontrava desenhado para o cooler. Ao mesmo tempo, foram ainda deixadas críticas para o facto que este mesmo cooler foi depois vendido num evento da empresa, sem a autorização da fabricante do mesmo.

Em resposta, Linus terá publicado uma mensagem nos fóruns da entidade, indicado que a venda do cooler terá sido feita em erro, e que a empresa encontra-se em comunicações com a Billet Labs para avaliar a situação.

O caso foi agravado quando uma antiga funcionaria da empresa, Madison Reeve, publicou a sua historia na X durante o período em que trabalhou na mesma. Reeve deixou claro como o ambiente de trabalho dentro da Linus Media Group era bastante agressivo, pesados e tóxico, ao ponto que a mesma recebeu vários comentários inapropriados por funcionários da empresa – incluindo de cargos elevados.

Estas ações terão levado Reeve a passar por um período de depressão, durante o qual teve de lidar com casos de assédio dentro da LTT. Eventualmente esta decidiu sair da empresa para seu próprio bem e saúde mental.

Reeve acusa ainda a Linus Media Group de ter barrado a publicação de vários dos conteúdos criados pela mesma, no tempo que esteve na empresa, por esta ter reportado situações onde estaria a ser assediada no trabalho.

Apesar de estas acusações não terem sido diretamente respondidas no vídeo publicado pela entidade, o portal The Verge afirma que tanto Linus como o CEO da empresa, Terren Tong, se demonstraram chocados com as declarações, e que será feita uma investigação aprofundada da mesma.