Meta volta a prometer encriptação para o Messenger até final do ano

Meta volta a prometer encriptação para o Messenger até final do ano

A Meta voltou a deixar uma promessa para os utilizadores do Messenger: a encriptação ponta-a-ponta vai chegar oficialmente à plataforma e para todos os utilizadores, por padrão, ainda durante este ano.

A promessa desta funcionalidade é algo que a empresa tem vindo a deixar nos últimos meses, mas parece estar agora um passo mais perto da realidade. De acordo com a mensagem da empresa no seu blog oficial, o Messenger conta, atualmente, com milhares de utilizadores ativos diariamente.

Uma grande parte destes utilizadores procuram soluções que garantam privacidade, e como tal, a ativação do sistema de E2EE será um passo importante para a plataforma, a qual afirma estar a ser feito. A Meta deixou a promessa que espera lançar o sistema de encriptação de mensagens ponta a ponta para o Messenger, para todos, até ao final deste ano.

A ideia da Meta será colocar esta funcionalidade na plataforma até ao final de 2023, e eventualmente passar também a integrar a mesma no Instagram e no seu sistema de mensagens diretas.

messenger com mensagens encriptadas

A ter em conta que, atualmente, o Messenger já permite que os utilizadores tenham as suas mensagens encriptadas ponta a ponta, mas será uma funcionalidade que necessita de ser ativada manualmente. Por padrão, as mensagens ainda são enviadas de forma não encriptada.

A ideia será aplicar o padrão de encriptação dos conteúdos, similar ao que ocorre no WhatsApp, para todas as conversas e como padrão para o futuro. A medida deve ser feita de forma transparente para os utilizadores.

Esta medida surge depois de vários meses de promessas da Meta para integrar esta funcionalidade, e também da pressão da comunidade, que cada vez mais se encontra ativamente preocupada com a sua privacidade online, e com a forma como se comunica.

O Messenger ainda é uma das plataformas mais usadas para comunicação de vários utilizadores, sobretudo na Europa.