Microsoft pretende regras em IA para evitar que filmes de ficção cientifica sejam reais

Microsoft pretende regras em IA para evitar que filmes de ficção cientifica sejam reais

A Inteligência Artificial encontra-se cada vez mais presente no mundo moderno, e isso faz com que exista também cada vez mais preocupações sobre a forma como esta é usada.

Brad Smith, vice-chairman da Microsoft, deixou recentemente a ideia que é necessário criar regulamentações urgentes para a IA, de forma a garantir que a mesma permanece sobre o controlo humano.

Durante o evento B20 Summit India 2023, Smith revelou que é necessário criar regulamentações que coloquem a IA em controlo dos seres humanos. Não basta criar regras sobre como a tecnologia deve ser usada, mas também sobre como esta se desenvolve.

A ideia de Brad Smith passa por evitar que a IA seja capaz de se voltar contra os humanos, ou de começar a pensar por si mesma. Esta ideia pode parecer tirada de um filme de ficção científica, mas é cada vez mais uma preocupação junto de muitos especialistas na área.

O mesmo afirma que as empresas que fornecem tecnologias de IA devem ser capazes de reconhecer como esta é usada pelos seus clientes, em que formatos, o que é criado e outros aspetos importantes do dia a dia da tecnologia.

Esta ideia passa não apenas por regras para as empresas, mas também por legislação nacional e global sobre como a IA é desenvolvida e usada. Estas ideia surgem também numa altura em que cada vez mais se fala sobre os perigos de usar IA de forma descontrolada, e da inexistência de regras concretas sobre a forma como esta pode ser usada.

Ao mesmo tempo, a Microsoft é uma das empresas que tem vindo a investir consideráveis quantias de dinheiro em IA, tendo integrado a mesma também em vários dos seus produtos. Como tal, a empresa possui certamente intuito de criar regras na forma como usa esta tecnologia – que vão além do que pode ser feito apenas nas suas plataformas.