Android 14: Google adia apressadamente o lançamento da versão final

Android 14: Google adia apressadamente o lançamento da versão final

A Google terá colocar em pausa o lançamento da versão final do Android 14, apenas algumas horas depois da OnePlus ter confirmado quando isso iria acontecer.

Como se sabe, o Android 14 vai ser a próxima versão do Android a chegar ao mercado, sendo que se encontra em testes faz mais de meio ano. A versão estável encontrava-se prevista de chegar no dia 5 de Setembro, segundo os rumores.

A OnePlus também se encontra a preparar para atualizar o seu sistema OxygenOS para a nova versão do Android 14, tendo confirmado recentemente no seu blog que a nova versão do OxygenOS 14 iria ser lançada a 25 de Setembro, a par com o que se esperava da Google.

No entanto, no último momento, parece que a Google decidiu adiar a chegada da nova versão do Android na sua versão estável. De acordo com algumas fontes, a Google decidiu adiar o lançamento do Android 14 na sua versão final por cerca de um mês, para 4 de Outubro, que coincide com a chegada dos novos dispositivos Pixel.

Esta decisão parece ter sido feita na última hora, tanto que a OnePlus foi uma das primeiras fabricantes a confirmar que iria lançar o sistema no dia 25 de Setembro – antes de o mesmo ter sido adiado. Muitas das fabricantes estavam também a prever que a versão final do Android 14 estivesse disponível de momento, mas infelizmente isso não correu como se esperava.

Esta é a primeira vez que a Google decide adiar um lançamento do Android, tendo sido realizado praticamente sem notificação aos fabricantes.

A OnePlus ainda possui a sua mensagem a indicar a data de lançamento do OxygenOS 14 a 25 de Setembro, mas caso tal ocorra, o sistema vai chegar até antes da versão final oficial.

Não se conhece exatamente os motivos que levaram a Google a adiar o lançamento da versão final do Android. É possível que tenha sido para condizer com o evento de revelação dos novos dispositivos Pixel 8. Mas também poderá ter sido por falhas de última hora que tenham sido encontradas e necessitem de mais tempo para ser corrigidas.