MEO lança planos de internet a 10 Gbps

MEO lança planos de internet a 10 Gbps

Faz apenas alguns anos que uma ligação de 100 Mbps era considerado mais do que suficiente para a maioria dos utilizadores. No entanto, os tempos mudam, e a Internet também.

A velocidade torna-se um ponto cada vez mais importante na escolha do plano de internet, e embora 1 Gbps tenha-se tornado a norma em praticamente todas as maiores operadoras nacionais, existe agora uma oferta mais avançada.

A MEO confirmou que vai começar a fornecer os novos planos “Speed Edition”, que garantem até 10 Gbps de velocidade em download e upload. Estes novos planos encontram-se disponíveis tanto para consumidores em geral como para empresas – sobretudo focadas em PME.

A MEO garante que esta velocidade encontra-se disponível em todas as capitais de distrito, sendo que o preço começa a partir dos 99.99 euros mensais, com fidelização de 24 meses. Todos os planos contam ainda com o novo router fibergateway, que permite suportar as velocidades de 10 Gbps e conta com WiFi 6 para otimizar as ligações em dispositivos móveis.

Estes possuem ainda um extensor inteligente MEO Smart WiFi, que permite aumentar a cobertura do sinal sem fios para as diferentes divisões da casa.

De notar que a MEO não é a primeira operadora a fornecer ligações de 10 Gbps. A LigaT também já tinha esta oferta disponível, embora em moldes diferentes e consideravelmente mais limitada. Além de não se encontrar disponível em todos os distritos, a oferta da LigaT apenas possui 10 Gbps no download, com o upload nos 5 Gbps.

Ao mesmo tempo, levanta-se ainda a questão da necessidade de tais velocidades elevadas. Obviamente, os usos podem depender bastante de caso para caso, mas para a grande maioria dos utilizadores domésticos, mesmo que tenham vários sistemas ligados à Internet, será extremamente improvável que se necessite de elevadas velocidades de acesso nestes parâmetros.

E a velocidade será apenas um aspeto da ligação, sendo que a qualidade da mesma também será algo importante a analisar. Tendo em conta que o plano é relativamente recente, ainda se desconhecem dados concretos sobre a qualidade final da ligação.