Microsoft dita o fim do Surface Duo original

Microsoft dita o fim do Surface Duo original

Para quem tenha o Surface Duo original, existem agora más notícias. A Microsoft confirmou que a sua primeira geração do dispositivo vai deixar de ser oficialmente suportada pela empresa.

A partir de hoje, o dispositivo encontra-se oficialmente fora do suporte da empresa, deixando assim de receber atualizações de software e firmware, pelo menos de forma oficial.

De relembrar que o Surface Duo original foi revelado num evento da empresa, realizado a 2 de Outubro de 2019, juntamente com o Surface Neo. Ao contrário do que acontecia com o Neo, este dispositivo baseava-se no Android 10, sendo o único dispositivo “não Windows” que a empresa fornecida na linha Surface.

No entanto, uma grande parte do destaque para o Surface Duo encontrava-se a nível do hardware, o qual fornecia uma excelente qualidade para o dispositivo. Os dois ecrãs OLED contavam com uma qualidade elevada, e a estrutura era rígida e notavelmente resistente. Ao mesmo tempo, o dispositivo era extremamente fino, tanto que a porta USB-C tinha dificuldades em ser colocada na estrutura.

No interior encontrava-se ainda um processador Snapdragon 855, 6 GB de RAM, até 256 GB de armazenamento e uma bateria de 3577 mAh. O dispositivo acabaria por receber atualizações até ao Android 12L.

O dispositivo ganhou ainda mais fama por projetos como o WOA Project, que pretende substituir o sistema Android pelo Windows no dispositivo.

Atualmente o dispositivo é bastante difícil de se encontrar à venda, em parte porque teve também um número de unidades disponíveis no mercado bastante limitado, com a Microsoft a eventualmente descontinuar a sua produção.