Autoridades australianas aplicam coima ao X por evitar responder a questões

Autoridades australianas aplicam coima ao X por evitar responder a questões

As autoridades australianas aplicaram uma coima à X, antigo Twitter, por a empresa falhar em responder a questões associadas na forma como lida com conteúdos de abusos de menores na sua plataforma.

As autoridades aplicaram uma coima de 387,000 dólares à rede social de Elon Musk, depois da empresa falhar em responder a algumas questões associadas a como a empresa combate conteúdos de abusos de menores (CSAM).

Segundo o The New York Times, Julie Inman Grant, comissária eSafety da Austrália, afirma que as empresas podem realizar afirmações vagas de que combater conteúdos de abusos de menores é “prioridade número um”, mas é necessário fornecer provas de tal.

A X, segundo as autoridades, falhou em responder a questões básicas de quais as medidas e como se encontra a combater este género de conteúdos dentro da sua própria plataforma.

De notar, no entanto, que a repreensão não terá sido voltada apenas para a X. A Google terá também sido questionada pelas autoridades na mesma matéria, mas neste caso a empresa chegou a responder. Apesar disso, as autoridades consideraram que as respostas da Google foram vagas e não forneciam detalhes concretos sobre as suas plataformas.

Apesar disso, Inman Grant afirma que os problemas da X foram consideravelmente mais graves, com a empresa a não responder às questões, deixar as mesmas em branco ou com afirmações vagas e incompletas.

Além disso, as autoridades afirmam ainda que a X terá ocultado deliberadamente informação quando questionada sobre tal. A X terá sido notificada para o caso e para responder às questões a 22 de Fevereiro, sendo que a empresa teria 35 dias para a resposta. A resposta foi apenas fornecida a 29 de Março, com as autoridades a sublinharem que 14 das questões colocadas não foram apresentadas com os detalhes exigidos.

Foram enviadas mais questões a 6 de Abril, sendo que a X apenas respondeu a 5 de Maio, levando as autoridades a crer que a X teria retido algumas respostas do questionário inicial, e encontrava-se a alongar o processo no máximo possível.

Inman Grant afirma ainda que, apesar da coima agora aplicada, podem ser aplicadas eventualmente outras sanções na X, sobretudo se a empresa não realizar o pagamento dentro dos prazos previstos.

Em resposta a estas acusações, a X terá afirmado às autoridades australianas que os menores de idade não são o foco da plataforma nem o serviço se encontra criado para os mesmos. No entanto, estas declarações chocam com recentes informações partilhadas pela CEO da X, Linda Yaccarino, que durante um evento terá afirmado que a “Geração Z” é a que se encontra em maior crescimento dentro da X, com mais de 200 milhões de utilizadores únicos mensais, na faixa dos 20 anos.