Instagram termina programa de receitas para criadores do Reels

Instagram termina programa de receitas para criadores do Reels

Os criadores de conteúdos no Instagram não estão satisfeitos com uma recente medida da Meta, que vai reduzir consideravelmente as receitas obtidas através da plataforma, e mais concretamente, dos Reels.

Faz algum tempo, o Instagram tinha lançado o programa “Reels Play”, que estaria a recompensar os criadores de conteúdos na plataforma, que criassem conteúdos interessantes para o Reels. O programa foi apresentado pouco depois do TikTok ter revelado o seu fundo para criadores.

Este programa encontrava-se atualmente na base de receitas para muitos criadores, gerando entre 500 a 1000 dólares mensais para alguns. Apesar de se encontrar em testes, o programa tinha sido bem recebido pela comunidade, como forma de incentivo para usar a plataforma e criar novos conteúdos na mesma.

No entanto, o Instagram decidiu agora encerrar o programa, deixando os criadores sem uma base de receitas. Segundo revela o portal Mashable, a criadora Anya Tisdale, que possui cerca de 125.000 seguidores no Instagram, afirma que o programa ajudou a obter rendimentos para esta concluir os estudos, e em várias tarefas do dia a dia.

O programa foi também o incentivo para a mesma começar a criar ainda mais conteúdos de Reels e a interagir na plataforma – algo que agora esta se encontra a repensar. No entanto, o programa surgiu também numa altura em que toda a gente se encontrava a usar o TikTok, e era visto como uma aposta da Meta para incentivar o uso do Reels e das suas ferramentas de criação.

Na ideia dos criadores, que vários já partilharam, o Instagram começa por incentivar a publicação com este género de programas, apenas para os descontinuar alguns meses mais tarde, quando existe uma boa fatia de novos criadores na plataforma.

Adam Mosseri, chefe da divisão do Instagram, também respondeu a algumas questões dos criadores num recente evento da empresa, onde este programa foi diretamente mencionado. Segundo o mesmo, o programa terá ajudado novos talentos a surgir no Reels, mas ao mesmo tempo estaria também a custar bastante para a empresa de o manter.

Este afirma que o Instagram encontrava-se a colocar mais dinheiro no programa e nos seus criadores do que aquele que era criado no final. Mosseri afirma ainda que, no final, o Instagram é uma empresa, e necessita de obter receitas, sendo que estes programas não podem durar para sempre.

De notar que o programa, apesar de descontinuado na maioria das regiões, ainda vai encontrar-se acessível na Coreia e Japão.