EUA aplicam novas sanções contra a China em chips de IA

EUA aplicam novas sanções contra a China em chips de IA

O governo dos EUA encontra-se a aplicar novas sanções contra a China, desta vez bloqueando a exportação de vários chips focados para uso em tecnologias de IA.

O Departamento de Comércio dos EUA afirma que as novas restrições vão começar a ser aplicadas em 30 dias, impedindo a empresas norte-americanas de enviarem chips focados para o desenvolvimento de tecnologias avançadas de IA na China. Uma das empresas que será fortemente afetada será a NVIDIA, que atualmente é a principal fabricante de chips focados em IA no mercado.

As restrições nas vendas de chips já tinham sido aplicadas pelo governo dos EUA, o que afetou a forma como a NVIDIA vendia os chips H100 na China. No entanto, a empresa tentou continuar a fornecer as suas tecnologias através de chips menos poderosos, como o H800 e A800.

No entanto, com estas novas medidas, mesmo esses chips vão deixar de ser exportados para a China, ficando a NVIDIA impedida de os vender para esse mercado.

As autoridades norte-americanas afirmam que, com esta medida, o governo pretende proteger a segurança nacional, bem como os interesses do mercado norte-americano. A ideia do governo será atrasar o desenvolvimento de armas ou outros produtos baseados em IA por parte das autoridades chinesas.

Também empresas como a Intel e AMD serão afetadas pela medida, deixando de poder exportar alguns dos seus chips para este mercado.

A nova lei pretende também corrigir algumas lacunas que se encontravam a ser exploradas das sanções anteriores, nomeadamente com a limitação de exportação também para a Rússia e Irão.