Grupo RansomedVC encontra-se a vender as suas infraestruturas

Grupo RansomedVC encontra-se a vender as suas infraestruturas

O grupo de ransomware conhecido como “RansomedVC” encontra-se alegadamente a vender todas as suas ferramentas e infraestruturas de ataques, no que aparenta ser uma decisão do grupo em saída deste mercado.

No seu blog na rede Tor, onde habitualmente são partilhadas as novas vítimas do grupo, este deixou uma mensagem onde alega encontrar-se a vender todas as ferramentas, infraestruturas e bases de dados a interessados em manter o projeto ativo. Este grupo é conhecido por realizar técnicas de ransomware a empresa aproveitando pontos como o RGPD na União Europeia, onde força as entidades a pagarem para evitarem ter problemas com a divulgação de dados confidenciais e de clientes.

O RansomedVC surgiu inicialmente em Agosto de 2023, e desde então tinha vindo a realizar alguns ataques de larga escala. Faz apenas uma semana que o grupo alegava ter realizado o ataque à Colonial Pipeline  nos EUA. O mesmo também alega ter acedido a sistemas da Sony, onde recolher vários dados internos da empresa. Na mensagem, o grupo alega que o administrador se encontra cansado da perseguição das autoridades, e como tal, estará disposto a vender o projeto a interessados em continuar o mesmo – caso se encontre.

mensagem do grupo sobre a venda

A venda será não apenas de toda a infraestrutura, mas das ferramentas usadas para criar o ransomware – que o grupo alega ser capaz de contornar todos os softwares de segurança atualmente disponíveis – bem como do código fonte do mesmo. Estão ainda para venda bases de dados, grupos afiliados, perfis das redes sociais usados pelo grupo e vários acessos VPN a sistemas de empresas com um valor combinado de 3 mil milhões de dólares. Existem ainda bases de dados que possuem um valor estimado de 10 milhões de dólares cada.

Até ao momento ainda se desconhece se existem grupos interessados em continuar as atividades ou na compra destes materiais.