Qualcomm revela benchmark do Snapdragon X Elite

Qualcomm revela benchmark do Snapdragon X Elite

Durante o evento Snapdragon Summit, a Qualcomm deixou novos detalhes sobre os seus futuros chips Snapdragon X Elite. Estes novos processadores para PC apresentam-se com CPUs desenvolvidos pela Nuvia, que foi uma startup fundada por ex-engenheiros da Apple e que a Qualcomm adquiriu em 2021.

O Snapdragon X Elite é a primeira criação do género a chegar ao mercado, focando-se em fornecer desempenho acima de tudo. Este vai encontrar-se em duas variantes, de 80 W (alto desempenho) e 23 W (para sistemas portáteis ultrafinos). Durante o evento, a Qualcomm aproveitou também para deixar detalhes sobre o desempenho de cada um dos seus processadores, e claro, a comparação direta será para alguns dos seus rivais no mercado.

De acordo com os testes de benchmark realizados pela empresa, o Snapdragon X Elite é capaz de atingir a capacidade de processamento do Core i9-13980HX da Intel, o mais rápido processador da empresa para portáteis, enquanto consome menos 70% menos de energia. A ideia aqui não será ter mais desempenho, mas sim focar-se em ter uma elevada capacidade de processamento, mantendo o uso de energia em valores os mais reduzidos possíveis.

Nos testes da Geekbench, o processador atinge 3227 pontos, o que será comparável com o modelo da Intel.

dados de uso de desempenho comparativo

Tendo em conta os testes, o processador da Qualcomm é mesmo capaz de atingir a capacidade de processamento e até superar a do AMD Ryzen 9 7940HS e o Apple M2 dentro do Geekbench 6.2. Já alterando para o Cinebench 2024, o processador da Qualcomm atinge 132 pontos, enquanto que o Apple M2 fica-se pelos 121 pontos. Isto para testes single core.

Passando para testes multi-thread, o processador da Qualcomm volta a surpreender, com até 50% mais desempenho em relação aos concorrentes diretos. No caso do Apple M2, este obteve uma vantagem de desempenho de 38% no Geekbench 6.2.

testes single core qualcomm

A Qualcomm não revelou detalhes relativamente ao GPU do novo processador, mas deixou também os dados sobre os testes feitos ao mesmo. Nestes, o processador foi até 2.5 vezes mais rápido que o Core Ryzen 9 7940HS no teste Aztec Ruins do GFXBench.

É importante relembrar que estes testes ainda foram realizados sobre ambientes controlados, e são diretamente fornecidos pela Qualcomm. Será necessário esperar pela chegada ao mercado da versão final, nos primeiros produtos, para se ter uma ideia do real desempenho do mesmo.

Mas claramente os dados indicam que poderemos esperar grandes novidades a nível de processamento para este processador.