Nvidia revela modelo de IA que simula truques com caneta em mão robótica

Nvidia revela modelo de IA que simula truques com caneta em mão robótica

A tecnologia tem vindo a evoluir para tentar imitar o melhor possível os seres humanos em várias tarefas, e embora ainda estejamos longe de ter uma “réplica” exata, estão a ser feitas melhorias para tal. E sem dúvida que a IA ajuda no processo.

Recentemente a NVIDIA revelou um claro exemplo disso, com o “Eureka”, um modelo LLM de IA, que foi treinado para ensinar robots a realizar movimentos mais fluidos a nível mecânico, e com maior precisão.

Mais concretamente, este modelo treinou uma mão robótica para realizar movimentos de forma fluida, e usando uma caneta. O vídeo partilhado pela NVIDIA claramente demonstra como a tecnologia se encontra a ser aplicada – e talvez melhor do que muitos conseguem fazer na realidade.

O sistema da Eureka ensinou ainda os robots a realizarem diferentes ações do dia a dia, como apanhar uma bola, abrir gavetas, usar uma tesoura, entre outras. De acordo com a empresa, este sistema é 80% mais eficiente a escrever os modelos de treino para os robôs do que os seres humanos.

Na realidade, a ideia de usar robôs para treinar robôs não é inteiramente nova, e tem vindo a registar algum sucesso nos últimos tempos, com o caso da NVIDIA a ser o mais recente.