Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 promete melhorias drásticas para jogos

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 promete melhorias drásticas para jogos

A Qualcomm acaba de revelar a sua mais recente aposta no mercado dos chips para dispositivos móveis, com a chegada do novo Snapdragon 8 Gen 3. O novo processador da empresa promete ainda mais desempenho, aliado a melhorias de eficiência.

Segundo a empresa, o Snapdragon 8 Gen 3 foca-se em utilizadores que pretendam o melhor desempenho possível, para jogos e tarefas pesadas em dispositivos móveis. A Qualcomm refere que o Snapdragon 8 Gen 3 é mesmo capaz de replicar o desempenho que é possível de obter com consolas, e de atingir jogos a 240 FPS.

A nível das características, o Snapdragon 8 Gen 3 chega com 8 cores, onde um pode atingir os 3.3 GHz, cinco atingem os 3.2 GHz e os restantes dois focados em eficiência a 2.3 GHz. A empresa refere que isto permite obter até 30% de melhorias no desempenho do CPU, ao mesmo tempo que é 20% mais eficiente na energia em comparação com o modelo anterior. A nível da RAM, o chip agora suporta até 24 GB.

A nível do GPU, o Snapdragon 8 Gen 3 conta com 25% de mais desempenho nestas tarefas, e de 40% mais desempenho em ray tracing. Conjugando o desempenho do processador com do GPU, a Qualcomm garante que o novo chip é capaz de atingir os 240 FPS em jogos para dispositivos móveis, o que certamente será importante para o futuro do gaming nestes dispositivos. Este é também a primeira plataforma a suportar o Unreal Engine 5 Lumen, o novo sistema de iluminação de jogos em UE5.

detalhes do chip da qualcomm snapdragon 8 gen 3

O chip conta ainda com um NPU dedicado, que promete realizar as tarefas neurais e de IA até 98% mais rápida do que a geração anterior.

O Snapdragon 8 Gen 3 conta ainda com um modem Snapdragon X75, com suporte avançado para 5G, Wifi 7 e Bluetooth 5.4.

A Qualcomm afirma que o chip deverá encontrar-se em breve em dispositivos da ASUS, Honor, iQOO, MEIZU, NIO, Nubia, OnePlus, OPPO, realme, Redmi, RedMagic, Sony, vivo, Xiaomi, e ZTE.