Meta processada por contribuir para crises de saúde mental de menores nos EUA

Meta processada por contribuir para crises de saúde mental de menores nos EUA

A Meta encontra-se a enfrentar uma nova pressão nos EUA, depois de mais de 30 estados terem avançado com processos contra a empresa, sobre as ações da mesma a nível da saúde mental dos utilizadores.

Um conjunto de 42 advogados, em 33 estados diferentes, avançaram com diferentes processos contra a Meta, apontando que a plataforma encontra-se a prejudicar a saúde mental dos utilizadores menores de idade, e que existem pouco controlo da empresa para combater este problema – e em alguns casos pode mesmo ser prejudicado. A acusação aponta que a Meta, em várias ocasiões, tem enganado os utilizadores e entidades ao fornecer dados enganadores sobre o impacto da plataforma social para a saúde mental dos menores.

A acusação aponta ainda que a Meta terá tirado proveito de tal situação, ao criar funcionalidades para o Facebook e Instagram, focadas exatamente em garantir que os utilizadores estariam viciados nas plataformas, ao que se junta ainda uma recolha massiva de dados de menores de 13 anos.

Em resposta à acusação, a Meta afirma-se desapontada com as intenções de se avançar para os tribunais com o problema, invés de se trabalhar para chegar a um consenso com a plataforma e resolver eventuais problemas.

A empresa sublinha ainda que se encontra a trabalhar constantemente para aplicar medidas no combate ao vicio das redes sociais e dos seus impactos em menores de idade, fornecendo várias ferramentas para ajudar em tais tarefas.

A ter em conta que esta medida surge depois da Meta ter também sido acusada de saber que existe toxidade dentro da sua plataforma, e dos impactos de tal, mas de não realizar qualquer tarefa para combater isso.

A acusação pretende que a Meta aplique medidas para combater este problema, bem como realize uma “limpeza” da sua plataforma. A isto junta-se ainda indemnizações e multas pelas atividades.