Analistas apontam MediaTek Dimensity 9300 como o chip mais potente no mercado

Analistas apontam MediaTek Dimensity 9300 como o chip mais potente no mercado

A MediaTek tem vindo a ficar atrás na corrida pelo desempenho puro dos seus chips comparativamente com a Qualcomm, mas parece que a fabricante está a dar tudo por tudo para mudar essa ideia.

E com a chegada do novo MediaTek Dimensity 9300, é possível que isso venha a ter mudanças. De acordo com alguns analistas, o MediaTek Dimensity 9300 é atualmente o chip mais rápido no mercado, ultrapassando mesmo alguns dos seus rivais, como o Snapdragon 8 Gen 3 e Apple A17 Pro.

De acordo com os analistas Morgan Stanley, Charlie Chan e Daisy Dai, o novo chip da MediaTek conta com características que o colocam acima de qualquer outro atualmente no mercado, incluindo dos rivais diretos. Ao mesmo tempo, a ideia da MediaTek passa por aumentar a sua participação no mercado, lançando chips para diferentes dispositivos e gamas, atraindo mais fabricantes interessadas em usar os mesmos.

Atualmente a MediaTek conta com uma quota no mercado de 20%, sendo que o objetivo da empresa passa por atingir os 35% em 2024. A entidade espera ainda fornecer 20 milhões de unidades dos seus chips para o mercado durante este mesmo período.

Um dos motivos pelos quais mais fabricantes podem começar a olhar para o Dimensity 9300 encontra-se relativamente ao seu preço. Ao contrário do que acontece com o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, a alternativa da MediaTek é consideravelmente mais barata, o que pode reduzir os custos de produção.

Portanto, com a ideia de um chip barato, mas igualmente potente, a MediaTek pode vir a chamar mais à atenção para os fabricantes durante o próximo ano.

De relembrar que a MediaTek é atualmente a segunda maior fabricante de chips no mercado global, sendo apenas ultrapassada pela TSMC.