Calendário da Google vai deixar de funcionar em dispositivos Android antigos

Calendário da Google vai deixar de funcionar em dispositivos Android antigos

Se ainda possui um smartphone ou tablet Android mais antigo, que o usa regularmente, brevemente pode deixar de conseguir utilizar a app do Calendário da Google com o mesmo.

Isto porque a aplicação vai brevemente deixar de suportar toda as versões mais antigas ao Android 8. Segundo revela o portal TheSpAndroid, o código fonte da aplicação de Calendário da Google indica que, para se usar a mesma em futuras versões, será necessário pelo menos o Android 8 ou mais recente.

Portanto, quem usa a app em dispositivos mais antigos, terá problemas em atualizar para as novas versões, e eventualmente, o acesso ao serviço pode ficar inteiramente inacessível.

Para já, a mudança ainda não parece ter sido realizada de forma efetiva, portanto os utilizadores que tenham dispositivos em versões mais antigas do Android ainda devem conseguir usar a app na normalidade. No entanto, espera-se que a mudança venha a ser eventualmente realizada.

Quando isso acontecer, os utilizadores devem receber uma notificação, a informar que a app vai deixar de funcionar nos seus sistemas.

Espera-se, no entanto, que os utilizadores ainda tenham acesso ao Calendário da Google diretamente via a web.

Tendo em conta que o Android 8 foi oficialmente lançado em Agosto de 2017, não será surpreendente que a Google esteja a descontinuar o suporte ao mesmo nas suas aplicações, e eventualmente, é possível que a medida venha a chegar a outras da empresa.

De acordo com os dados da StatCounter, atualmente existem menos de 2.12% de dispositivos no mercado a usarem o Android 7, portanto a medida não deve afetar um grande número de utilizadores. Ainda assim, se utiliza um dispositivo mais antigo no dia a dia e necessita do Calendário da Google para aceder ao mesmo, está na altura de considerar um upgrade.