Ataque de ransomware elimina dados de 17.000 jogadores em estúdio indie

Ataque de ransomware elimina dados de 17.000 jogadores em estúdio indie

Os estúdios dos criadores do jogo “Ethyrial: Echoes of Yore”, um título indie que se encontra disponível na Steam em Early Access, revelaram ter sido vítimas de um ataque ransomware, que terá eliminado os dados de milhares de contas de utilizadores do jogo.

De acordo com a publicação dos estúdios “Gellyberry Studios” no Discord, o servidor principal da entidade foi atacado, tendo sido instalado ransomware no mesmo que encriptou os conteúdos, incluindo backups locais que se encontravam neste sistema.

A entidade afirma que o grupo responsável pelo ataque terá requerido o pagamento para recuperar os dados do sistema, algo que a entidade garante que não irá realizar, tendo em conta que não existem garantias que o sistema seja recuperado ou a chave de desbloqueio dos conteúdos fornecida.

mensagem dos estúdios sobre ataque

O ataque, no entanto, deixou inacessível os dados de mais de 17.000 jogadores. Como os dados encontram-se inacessíveis, isto impede também recuperar os dados das contas e os seus itens e conteúdos.

Os estúdios afirmam que vão trabalhar para tentar recuperar o máximo de conteúdos possíveis, e que os jogadores afetados irão receber alguns itens extra e benefícios dentro do jogo pelo transtorno. Ao mesmo tempo, a entidade afirma que vai começar a aplicar medidas para garantir mais segurança dentro do seu ambiente de trabalho – entre adotar sistemas VPN para acesso aos sistemas de desenvolvimento, ou limitar os acessos a IPs específicos.

Os estúdios aconselham ainda os jogadores a criarem as suas contas, e contactarem os estúdios para obterem algum do progresso.