Google Glass 3 pode estar em desenvolvimento, segundo nova patente

Google Glass 3 pode estar em desenvolvimento, segundo nova patente

Se tudo correr como esperado, a Apple deve revelar o seu novo Apple Vision Pro no início de 2024. No entanto, parece que a Google também se encontra a preparar para algumas movimentações durante o próximo ano.

De acordo com os mais recentes rumores, a Google pode estar a trabalhar no que seria considerado o Google Glass 3. Esta ideia ganha força depois da empresa ter, recentemente, registado uma nova patente que parece demonstrar o dispositivo.

A patente registada apresenta um dispositivo, que conta com uma câmara capaz de captar fotos e vídeos, além de ter integração direta com o Pixel Watch. A imagem da patente descreve o que seria um par de óculos, mas os detalhes ainda são desconhecidos.

Esta patente terá sido registada no Escritório de Patentes e Marcas Registadas dos Estados Unidos (USPTO), e apesar de não ser indicado diretamente, várias fontes parecem confirmar que se trata do Google Glass 3.

imagem da patente da google

O dispositivo conta com um sistema que seria capaz de identificar os ícones das aplicações no Pixel Watch, e abrir rapidamente as mesmas dentro do ambiente virtual. Usando a câmara frontal para a captura das imagens, este processava os ícones do smartwatch, e poderia abrir determinadas apps dentro do sistema – ou até realizar ações diversas.

A patente parece descrever um sistema que se encontra fortemente interligado com o Pixel Watch, aproveitando as capacidades do mesmo para ajustar a forma como os utilizadores usam o dispositivo. No entanto, desconhece-se se este dispositivo iria funcionar de forma independente, ou se o Pixel Watch é efetivamente necessário para tal.

A patente descreve ainda um sistema de gestos, onde o utilizador poderia realizar os mesmos com a mão, para ativar diferentes ações, como abrir uma app, um site ou outras tarefas mais específicas.

De notar que, para já, não existe qualquer confirmação da Google sobre o futuro do Google Glass 3, e a patente descreve apenas um sistema que a empresa pode estar a proteger para o futuro – e nem sempre essas ideias acabam por se tornar realidade.