Microsoft alerta para instaladores maliciosos da CyberLink

Microsoft alerta para instaladores maliciosos da CyberLink

A Microsoft parece ter confirmado recentemente que um grupo de hackers terá atacado a empresa CyberLink, responsável por vário software de edição de imagens e vídeo. A empresa afirma que os atacantes terão injetado malware para um dos instaladores da empresa, e consequentemente, que podem ter afetado clientes da mesma.

De acordo com a equipa da Microsoft Threat Intelligence, as atividades dos atacantes terãoc omeçado a 20 de Outubro de 2023, quando começaram também a surgir versões modificadas dos instaladores de software da CyberLink.

Os investigadores apontam que a versão maliciosa do instalador da entidade já se encontra em mais de 100 dispositivos, de vários países. Os investigadores acreditam que o ataque terá sido realizado por um grupo com ligações à Coreia do Norte, para ciber espionagem, conhecido como “Diamond Sleet” ou “Lazarus”.

Os investigadores afirmam que os atacantes terão assinado o malware com o certificado da CyberLink Corp, distribuindo o mesmo como instaladores de software legitimo da empresa. No entanto, em segundo plano, o malware era instalado nos sistemas das vítimas, com o objetivo de recolher dados sensíveis das mesmas.

O certificado em questão foi adicionado no sistema de bloqueio de certificados da Microsoft, para garantir uma camada adicional de segurança para utilizadores do Windows. Tendo em conta que se encontrava certificado pela CyberLink Corp, o instalador poderia passar despercebido pela maioria do software de segurança.

Uma vez instalado no sistema, o malware procede com a descarga de outros conteúdos maliciosos para o mesmo, com o objetivo de recolher informações das vítimas e dos seus sistemas.