Google vai remover suporte a revistas digitais no Google Notícias

Google vai remover suporte a revistas digitais no Google Notícias

Por entre os conteúdos que se encontram disponíveis no Google Notícias não será apenas sites dos mais variados temas. Durante bastante tempo a Google também permitiu que os utilizadores tivessem acesso a revistas digitais diretamente pela plataforma.

No entanto, esta funcionalidade vai agora chegar ao fim, com a Google a confirmar que o suporte a revistas digitais na sua plataforma de notícias vai ser descontinuada. Segundo a mensagem publicada na página de suporte da empresa, as revistas digitais via o Google Notícias vão deixar de se encontrar disponíveis para os utilizadores, sendo que os editores não deverão conseguir enviar novos conteúdos para a plataforma. A descontinuação completa da funcionalidade encontra-se prevista de acontecer a 18 de dezembro.

Ao mesmo tempo, a Google vai deixar de aceitar novas subscrições para estes conteúdos, embora os utilizadores que ainda tenham as mesmas ativas podem continuar a usufruir dos conteúdos até ao final da data de descontinuação.

De forma que se possa também preservar os conteúdos adquiridos por este formato, a Google encontra-se a permitir a exportação direta dos mesmos para outras plataformas. Todas as publicações digitais que não possam ser exportadas, derivado dos seus conteúdos, serão reembolsadas para os utilizadores. No entanto, os utilizadores que pretendam salvaguardar estes conteúdos devem-no realizar manualmente antes da data de descontinuação, altura em que os mesmos serão permanentemente removidos.

Obviamente, esta medida não deve afetar uma grande maioria das publicações, que poderão continuar a fornecer as mesmas diretamente dos seus próprios websites ou via apps dedicadas para a tarefa. De relembrar que a aplicação do Google Play Newsstand tinha sido descontinuada em 2018, com a Google a passar a sua publicação diretamente para o Google Noticias. No entanto, a funcionalidade não é das mais usadas na plataforma, e encontra-se focada sobretudo para certos mercados.