Microsoft revela novos chips dedicados para tarefas de IA

Microsoft revela novos chips dedicados para tarefas de IA

Cada vez mais empresas encontram-se a adotar o seu próprio hardware dedicado para os mais variados fins, e agora, a Microsoft confirmou que vai investir exatamente nessa ideia com foco na IA.

Durante o evento Ignite, a empresa confirmou dois novos chips, inteiramente desenvolvidos pela Microsoft, que serão focados para uso em plataformas de IA da mesma. O Microsoft Azure Maia AI Accelerator será focado para uso em sistemas que tratem de tarefas de IA ou IA generativa, enquanto que o Microsoft Azure Cobalt será focado para tarefas gerais de processamento. A ideia da empresa será ter mais controlo dos serviços que fornece, começando exatamente pelo hardware que gere as tarefas de processamento. Ao mesmo tempo, a empresa refere que se adapta com a procura atual do mercado da Inteligência Artificial.

Ao mesmo tempo, a empresa também garantiu durante o evento que toda a sua infraestrutura focada para IA encontra-se preparada e otimizada para este género de tarefas, desde a rede aos racks de servidores. O uso de um chip dedicado vai de encontro com essa ideia, trazendo ainda mais controlo e desempenho para as tarefas da empresa.

O Azur Maia AI Accelerator encontra-se focado para tirar o melhor proveito de todo o restante hardware. O mesmo foca-se na infraestrutura da Azure, e sobretudo em tarefas de processamento de IA. Já o Azure Cobalt será um chip focado para tarefas mais genéricas, baseado na arquitetura ARM, e conjugando eficiência energética com poder de desempenho para a cloud.

servidores da Microsoft para IA

Ao mesmo tempo, a empresa confirmou também que, para acomodar os novos chips, esta encontra-se a reestruturar também os seus servidores, que agora contam com melhorias a nível da implementação das placas e do sistema de arrefecimento liquido. A Microsoft espera que os novos sistemas e chips comecem a ser usados já no início do próximo ano, inicialmente para as plataformas responsáveis pelo Microsoft Copilot e Azure OpenAI Service.

A empresa encontra-se ainda a expandir as parcerias com outras fabricantes, para também fornecer mais opções de escolha para os clientes, começando por novos sistemas virtuais com chips H100 Tensor da NVIDIA (e eventualmente os H200 Tensor e AMD MI300X).