Processadores AMD EPYC alvo de uma nova vulnerabilidade

Processadores AMD EPYC alvo de uma nova vulnerabilidade

Os utilizadores de sistemas com processadores AMD encontram-se agora abertos a uma nova vulnerabilidade, conhecida como “CacheWarp”, que pode permitir ataques diretos a sistemas em máquinas virtuais, permitindo que se escape do ambiente virtualizado para executar comandos remotos no sistema hospedeiro.

A falha agora descoberta explora vulnerabilidades nas tecnologias AMD Secure Encrypted Virtualization-Encrypted State (SEV-ES) e Secure Encrypted Virtualization-Secure Nested Paging (SEV-SNP), que foram criadas com foco em ambientes virtualizados. A ideia das duas tecnologias será proteger os sistemas em ambientes virtuais, reduzindo o potencial de ataque e encriptando dados transmitidos diretamente pelos processadores.

De acordo com a descoberta dos investigadores de segurança, esta falha pode ser explorada para permitir que atacantes obtenham acesso a ambientes virtualizados, até mesmo os que se encontrem encriptados, e eventualmente podem ganhar acesso administrativo aos mesmos, com a capacidade de correr comandos remotos no sistema e contornando os meios tradicionais de autenticação.

Os investigadores demonstraram a falha ao contornarem a encriptação aplicada numa máquina virtual, e ao terem conseguido aceder à sessão OpenSSH desse sistema sem autenticação, eventualmente correndo dados sensíveis e comandos remotos via root.

Se explorada com sucesso, os atacantes podem obter praticamente acesso completo ao sistema virtual, contornando as tradicionais técnicas de encriptação de dados e proteção do ambiente virtual. Podem ainda obter permissões root nos sistemas, com o potencial de envio de códigos remotamente para os mesmos e para as suas aplicações.

A AMD já terá confirmado esta falha, indicando que a mesma afeta processadores EPYC que conta com suporte SEV, entre os quais a 1ª, 2ª e 3ª geração dos processadores AMD EPYC. A empresa afirma que a quarta geração de processadores da linha não se encontra vulnerável a esta falha. De momento ainda não existe uma mitigação da falha para sistemas na primeira e segunda geração de processadores. Para os sistemas com processadores de terceira geração, a AMD lançou uma atualização de firmware que deverá corrigir o problema, e não afeta o desempenho do chip.