Servidores MySQL estão a ser alvo de nova onda de ataques

Servidores MySQL estão a ser alvo de nova onda de ataques

Servidores MySQL expostos para a Internet estão a ser alvo de uma nova onda de ataques, desta vez numa campanha conhecida como Ddostf. Esta foca-se em tentar aceder a servidores MySQL expostos e vulneráveis, que depois utiliza os mesmos como parte de redes botnet para ataques DDoS.

De acordo com a empresa de segurança AhnLab Security Emergency Response Center, os atacantes encontram-se a realizar pesquisas regulares pela internet por servidores MySQL que estejam expostos publicamente. Quando os encontram, tentam realizar ataques de brute force, com o objetivo de aceder à conta de administrador dos servidores – tendo em conta que alguns sistemas podem ter práticas inseguras de senhas, isto pode permitir rápidos ataques.

Em sistemas Windows, que tenham MySQL instalado, os atacantes encontram-se a usar uma técnica conhecida como UDF, para executarem comandos nos sistemas, e dessa forma, poderem instalar o malware necessário.

Quando os atacantes conseguem obter acesso aos servidores, começam por descarregar para o sistema o malware da rede botnet, que irá ser responsável por realizar as comunicações e ataques de um servidor central, em controlo dos atacantes.

Quando o sistema se encontra em controlo dos mesmos, os atacantes podem enviar comandos do servidor de controlo para os sistemas afetados na rede botnet, que depois são usados para realizar os mais variados ataques – a maioria ataques DDoS que tenham sido contratados.

Os investigadores apontam ainda que o malware é capaz de atualizar-se automaticamente para usar novos servidores de controlo remoto, pelo que, na eventualidade de um ser desativado, o mesmo pode recorrer a “backups” para continuar a propagar as atividades maliciosas.

Como sempre, a melhor prática de segurança será evitar ter os sistemas MySQL expostos para a internet, ou aplicar medidas de proteção para garantir permissões de acesso elevadas. Ao mesmo tempo, deve-se sempre usar senhas seguras para os sistemas de administração e manter o software atualizado para as versões mais recentes.